segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Uma Palavra de Reflexão



 1
graca-deus
Texto: 1 Pedro 5.10
"E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá"
Introdução
Após algum tempo de luta, costumamos sentir-nos fracos, sem conseguir enxergar uma luz no fim do túnel. Mas é nesses momentos de crise que precisamos trazer à memória que fomos criados por um Deus eterno, que tudo vê, sabe e pode, e que nos restaura por Sua maravilhosa graça.
No Antigo Testamento, a palavra hebraica para graça é chen, da raiz primitiva chanan, que significa ser gracioso; misericordioso; mostrar favor. No Novo Testamento, o termo grego para graça é charis, do verbo chairo, significando estar contente satisfeito. Daí a idéia de graça como algo que proporciona alegria, prazer, tanto a quem, espontaneamente, concede um benefício a outrem como a quem é favorecido.


I.O Deus de toda a graça
Em nossa vida cristã, podemos contar com a maravilhosa graça de Deus para:

1.1 — Enfrentar as tribulações
No momento de grande perseguição da Igreja primitiva, o apóstolo Pedro convidou os cristãos a humilharem-se diante de Deus, para que fossem exaltados (1 Pe 5.6-11).
1.2 — Crescer e amadurecer
As tribulações têm um propósito específico: levar-nos ao amadurecimento e à unidade da fé (Ef 4.13), de modo que não sejamos mais meninos inconstantes (Ef 4.14-16).
1.3 — Triunfar sobre as aflições
Somos encorajados a continuar firmes na fé, pois, assim como somos participantes das aflições em Cristo, assim seremos também da consolação (1Co 1.5,7).
1.4 — Caminhar rumo ao milagre
Você terá uma experiência com a maravilhosa graça de Deus quando passar pelas águas, pelos rios e pelo fogo (Is 43.2).

II. A maravilhosa graça de Deus

Subsídio teológico
Graça é o favor imerecido, benevolente, espontâneo, amoroso de Deus aos homens. É uma manifestação do amor do Senhor pelo ser humano sem que este tenha feito qualquer coisa para merecê-lo. É algo que brota espontaneamente do coração benevolente do único e verdadeiro Deus, que é Criador e Pai, que se dispõe a favorecer, abençoar, o homem com o dom da vida, tudo de que este necessita para sobreviver, e, mais especificamente, com a revelação da verdade que o leva à salvação, à vida eterna e a todas as bênçãos relativas.
De acordo com o léxico grego de Strong, graça diz respeito à “bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, no conhecimento, na afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs”.

Jesus é a expressão máxima da graça — A expressão máxima do favor de Deus ao homem, na medida em que o Verbo divino se fez carne e habitou no meio de nós, tanto para nos revelar o amor e o caráter do Pai como para expiar o nosso pecado e salvar-nos da perdição eterna, religando-nos ao Criador e concedendo-nos vida eterna (Hb 1.1-3).
Graça para revelar quem é Deus e o Seu poder - — Quando analisamos as Escrituras Sagradas com seus 66 livros, que culminam na revelação de Jesus como o Filho de Deus e Salvador da humanidade, percebemos que, em toda a Bíblia, a graça de Deus é manifestada de diversas formas.
Graça para nos tornar o melhor possível — A graça de Deus no ministério de Paulo não foi vã; antes, ele se achou trabalhando muito mais do que todos os seus cooperadores (1 Co 15.10). Foi como se ele falasse: “Não fui eu quem criou as oportunidades, mas não deixei de aproveitar nenhum a oportunidade que a graça de Deus me proporcionou.”
Vamos dar alguns exemplos práticos de como as pessoas lidam com a graça.

2.1 — Há pessoas que costumam usar mal a graça
Reclamam do emprego que têm, mas não querem estudar, para ascender profissionalmente, ou investir em outra profissão que lhes agrade e para a qual tenham habilidade e perspectiva de conhecimento.
 Leia : Os erros de Adão e Eva

2.2 — Há pessoas que costumam usar bem a graça
Se estão desempregadas, essas pessoas não desperdiçam oportunidades de trabalho. Mesmo que já tenham ocupado um alto cargo e agora estejam desempregadas, não jogam fora as chances que Deus lhes dá, e aceitam de bom grado ganhar um salário menor do que o anterior.

Graça sobre graça — A graça de Deus age em nossa vida para nos favorecer. Às vezes revela-se num ato nosso de gentileza, bondade ou solidariedade em relação ao nosso semelhante, ou num trabalho que desenvolvemos com primor que chama a atenção de alguém para as nossas atitudes ou para o dom que temos, os quais suprem a necessidade de outrem.

III. Graça para suprir extremas necessidades
Analisemos a história de alguns personagens bíblicos que tiveram supridas as suas necessidades.
3.1- Miraculosa provisão
3.2 — Milagres que alcançam outros
Elias foi sustentado por uma pobre viúva (1 Rs 17.12), que recebeu a provisão necessária para alimentar-se, alimentar seu filho e o profeta por todo o tempo de seca (1 Rs 17.13,14).
3.3 — Graça multiplicadora
A viúva de Sarepta obedeceu à palavra de Elias e preparou um bolo primeiro para ele. E o resultado foi Deus multiplicar o alimento naquela casa.
3.4 — Usando o inusitado
Deus usou quatro leprosos para mostrar a provisão para o povo quando a nação de Israel passava fome (2 Rs 7.3-16).
Transbordante graça — A graça de Deus é suficiente para suprir extremas necessidades em nossa vida, mudar as circunstâncias e o rumo da nossa história.

IV. Graça para mudar circunstâncias da vida
O que a graça é capaz de fazer?
4.1 — Libertar
Paulo e Silas cantavam no cárcere inferior e, de repente, a graça fez estremecer as cadeias e libertou-os de maneira milagrosa (At 16.26).
4.2 — Surpreender
De repente, de onde você não espera, num dia em que não imagina, virá a vitória, a resposta do Altíssimo para você. Isso porque a lógica divina não tem a ver com a humana.

V. Graça para avançar e crescer
Após o terremoto na cadeia onde estavam Paulo e Silas, o carcereiro tentou suicidar-se ao descobrir que os presos haviam fugido. Mas Paulo impediu tal intento e ainda o ganhou para Jesus (At 16.30,31). A graça também faz o mesmo conosco. Ela:
5.1 — Transforma-nos para melhor
A salvação só pode concretizar-se por intermédio de Jesus. Ninguém é salvo por boas obras e por justiça própria; todos nós somos salvos por meio da graça, do favor imerecido de Deus (Ef 2.8).
5.2 – Transporta-nos da morte para vida
A graça não nos conscientiza de nossos pecados para que soframos com uma culpa que não pode ser expurgada. Ao contrario ela visa trazer o perdão e conseqüentemente solução à culpa. Deus apaga as nossas transgressões (Is 43.25)

Conclusão
A verdade é que não temos o poder de salvar ninguém, sequer a nos mesmo. Somente a maravilhosa graça de Deus pode nos fazer-nos coparticipantes das benções celestiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário